terça-feira, 7 de setembro de 2010

Super Adobe

Mais uma vez... depois que iniciei meu caminho para as montanhas, fui apresentada a um tipo de construção, muito interessante e ecologicamente correta de nome super adobe. É uma forma de construção  de habitações em que são utilizados sacos de polipropileno que são preenchidos com uma mistura de barro , areia, ficando em formas circulares, que são colocados um sobre o outro. Usa-se arame entre um saco e outro para haver maior adesão. A construcão é muito rápida e simples; para se ter idéia um grupo de cinco pessoas treinadas pode erguer em apenas vinte dias uma casa de 60 m2
São construções de baixo custo podendo-se utilizar a terra do próprio local. Em áreas de risco são à prova de terremotos; facilmente explicável pela física por ser uma construção circular, sem "cantos". Não há ângulos de noventa graus . Além disso, no inverno ,o interior da casa se mantém aquecido e no verão agradável.
O arquiteto e autor das construções em super adobe foi Nader Khalili(1936-2008), iraniano radicado nos Estados Unidos. Que também atuou como consultor da NASA e Nações Unidas. Essa técnica vem sendo utilizada há mais de vinte anos na Califórnia  pelo time de Nader. No Brasil foi introduzida há cerca de seis anos pelo Ecocentro Ipec em Pirenópolis, Goiás.
Sua filosofia está baseada no equilíbrio dos elementos naturais da terra, água, fogo,  ar  e sua unidade a serviço das artes e da humanidade.

fonte : Cal -Earth

Nenhum comentário: