sábado, 3 de abril de 2010

Sakura ou Flor de Cerejeira

No Japão, existe uma comemoração em homenagem às flores de cerejeira(hanami). Ela tem um valor simbólico tão importante quanto a bandeira nacional. Ela faz parte dos costumes mais apreciados e praticados no arquipélago. Quando chega a primavera, os japoneses se reúnem embaixo de seus galhos e fazem um piquenique, com direito a dança e cantoria.
A flor de cerejeira no Japão(sakura) é considerada uma metáfora para a vida, florescendo brilhante e seguidamente até a chegada do outono.
A flor de cerejeira é um símbolo da beleza feminina e sexualidade adicionalmente, e também é o símbolo chinês que simboliza o amor.
O desenho da flor de cerejeira tem seu significado no Bushido, o código do samurai, que leva a flor de cerejeira com seu emblema. O florescer da árvore de cereja é a mais pura manifestação de beleza na cultura japonesa, entretanto a flor enfraquece rapidamente e é espalhada pelo vento. Esta é a morte perfeita para um verdadeiro guerreiro que viveu com consciência constante e aceitação da filosofia Samurai e a natureza transitória da existência. A essência de Bushido, ou o Modo do Guerreiro, o verdadeiro Samurai. O lema de um samurai é : "Este é um bom dia para morrer". A flor de cerejeira como desenho de tatuagem é uma lembrança poderosa de que a vida , aqui na Terra, é passageira e nós temos que viver o presente e apreciar todo momento, se despertando, pois pode ser nosso ultimo suspiro naquela existência.

Nenhum comentário: