sexta-feira, 2 de abril de 2010

Meditação, por Osho

Meditação é silêncio, "mente" significa palavras; o ser(self) significa o silêncio.
A mente não é nada além das palavras que você acumulou; o silêncio é sempre o que esteve com você, não é uma acumulação. Esse é o significado do ser. É a sua qualidade intrínseca.
No terreno do silêncio você continua a acumular palavras, e as palavras, no total, são conhecidas como "a mente".
Silêncio é meditação. Uma vez que você compreenda o que é meditação, as coisas se tornam muito claras. Caso contrário, você poderá continuar a tatear no escuro.
Meditação é um puro método científico. Na ciência você chama isso de observação, observação dos objetos. Quando você se volta para dentro, é a mesma observação, simplesmente dando uma volta de cento e oitenta graus e olhando para o interior. A isso chamamos meditação.
Meditação é um estado de clareza, não é um estado mental. Mente é confusão. A mente nunca é clara - ela não pode ser.
Os pensamentos criam nuvens ao seu redor - nuvens sutis. Eles criam uma névoa - e clareza se perde. Quando os pensamentos desaparecem, quando não há mais nuvens ao seu redor, quando você simplesmente está no seu estado de ser, a claridade acontece.
Então você pode ver de longe; então, você pode até ver ver o próprio fim da existência; então seu olhar se torna penetrante - até o próprio âmago do ser.
Meditação é clareza; absoluta clareza - de visão.

Nenhum comentário: