domingo, 7 de março de 2010

Aquecimento Global, Responsabilidade de Todos

Recentemente, cientistas apresentaram resultados de um vasto estudo, mostrando que nenhum fenômeno natural, como erupções vulcânicas ou variações na atividade solar poderia explicar o significativo aquecimento de nosso planeta ao longo dos últimos 50 anos.
Somente quando se considera o aquecimento provocado pelas emissões, fruto das atividades humanas, de milhões de toneladas de dióxido de carbono na atmosfera, é que se consegue explicar o aumento significativo da temperatura média global desde meados do século XX.
Como consequencia da ação do homem temos aumento da evaporação dos oceanos por conta do calor e com isso elevação da salinidade dos mares. Também aumento da umidade atmosférica, na salinidade , na redução do gelo do Ártico e nas mudanças do regime de chuvas.
Pesquisadores do Alasca descobriram diversas perfurações na camada de gelo . Uma grande reserva de metano, gás estufa 30 vezes mais potente que o dióxido de carbono está se abrindo. O Ártico libera cerca de 7 teragramas anuais para a atmosfera; sendo que cada teragrama equivale a 1,1 milhão de toneladas. Em águas profundas o metano se oxida e se transforma em gás carbónico antes de atingir a superfície. Mas não há tempo para essas reações químicas em áreas superficiais. Os gases estufa liberados ali são ainda mais danosos. O lançamento de apenas 1% do metano que se acredita estar armazenado no Ártico, pode aumentar a carga atmosférica do gás em até 4 vezes , dizem os pesquisadores.
É impossível se querer continuar a vendar os olhos para a situação em que se encontra nosso planeta. É responsabilidade de todos , cidadãos, governo.

Nenhum comentário: