terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Matrix

Há cerca de 2 ou 3 anos atrás, assisti em casa por DVD a trilogia de Matrix, sequencialmente, assim que foram lançados para o público. Adorei os filmes que , a principio , parecia apenas ficcão científica, surrealista. Mas existe , para mim, uma simbologia impressionante por trás dessa história. Uma história dentro da história, a começar pela dualidade, a escolha entre a pílula azul ou vermelha? A própria analogia da Matrix com o mundo em que vivemos , nossos valores, a "normose" criada pelo sistema e a forma como ficamos aprisionados a ele como o gado que é conduzido ....
Mas existe a opção pela verdade, pelas coisas mais simples e verdadeiras, por valores que nos levam a ter dignidade, paz interior. Nada fáceis para nós que vivemos aqui, na crosta, com tantos apelos e uma lista do que se dever ter e ser para sermos "aceitos" no sistema.
Muito legal toda simbologia de Matrix, existem muito mais paralelos na história. A luta do Bem contra o Mal, todo o caminho de luta e auto conhecimento para se chegar a um final, verdadeiramente, Feliz. Vale a pena .... assistir ao filme.

Nenhum comentário: