terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Calor Infernal

Esse mês de fevereiro o Rio de Janeiro foi considerado a segunda cidade mais quente do mundo perdendo para a cidade de Ada em Gana, África. Uma Loucura! A Sensação térmica é de 46, 47 graus .. De acordo com o INPE(Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) esse até agora é o mês de Fevereiro mais quente dos últimos 50 anos! E ainda por cima parece que há um buraco na camada de ozônio acima das nossas cabeças.
Quem acorda bem cedo pode reparar quando o sol desponta lá na linha do horizonte aquela mancha vermelha, como labaredas ...
Então vamos ter mais cuidado com nossa saúde, nossos hábitos alimentares e diários.
Crianças e idosos são os mais vulneraveis nesse calor correndo o risco de desidratação.
É importante uma hidratação oral abundante com água, sucos de frutas, água de coco que também é rica em potássio. Comer bastante frutas, por exemplo a melancia tem alto teor de água. Procurar c fazer refeições nos horários adequados respeitando o intervalo, quando possível de 4 / 4 horas. Façam refeições leves e evitem pratos quentes dando preferencia a verduras, legumes, grãos e peixe. Levem frutas, sucos, iogurte para o trabalho e tenham sempre uma garrafa de água próximo.
Principalmente os idosos e crianças devem evitar ficar expostos ao sol por muito tempo. Usar chapéus, bonés, protetores solares, enfim se proteger da melhor maneira possível.
É aconselhável que pessoas portadoras de doenças cronicas como a Hipertensão arterial, Doenças renais cronicas e diabetes sejam orientados por um nutricionista.
O melhor horário para ir a praia e fazer caminhadas é até 9 horas da manhã e após 17 horas.
Enfim ... Vamos nos cuidar para enfrentar esse calor infernal da melhor forma possivel.

2 comentários:

Brunno Leal disse...

E eu ainda ando de terno pelo centro do rio nesse horario... bem agradável... ahahah
beijos!

Paula Oliveira disse...

Oi Bruno, realmente agora conseguimos entender com é ficar no forno, literalmente. Penso que as roupas deveriam ser adaptadas ao nosso clima. Obrigada pelo comentário, abraco, paula.