terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Analogia Matrix

Verificar ortografia
Willian Irwin em seu artigo aponta a presença de uma clara imagem bíblica e compara a história de Neo, protagonista do filme Matrix, a de Sócrates, destacando várias semelhanças. O herói intelectual paga com a vida sua persistente busca que é talvez a similitude maior.
O oráculo, as consultas e a epígrafe comum entre o templo de Delfos e a casa de consulta do subúrbio de Matrix, não deixam dúvidas sobre a pretensão dos irmãos Wachowski, roteiristas e diretores do filme. O diálogo entre o Oráculo e os tripulantes da nave Nabucodonosor é socrático. As respostas são efusivas e provocam mais dúvidas do que certezas. A sabedoria de Delfos pode ser captada nos diálogos e nas imagens. "Nada em excesso" é uma das lições: " Pegue um biscoito, o Oráculo diz a Neo, e não pegue alguns biscoitos ou pegue quantos biscoitos seu coração desejar". Neo não é"o" Escolhido, ele tem que se tornar "O Escolhido". Dependerá somente dele essa transformação. Neo precisa auto conhecer-se.
Irwin lembra outro momento da filosofia grega: o mito platônico da caverna. A prisão para a mente citada por Morpheus no diálogo com Neo. Tanto na caverna como na Matrix, os prisioneiros não sabem que são prisioneiros e nem desconfiam que exista outra realidade além daquela em que vivem. Um dia, porém, um deles é libertado das correntes e levado ao mundo exterior e, sob a luz do sol vê as coisas como elas são na realidade. Ao invés , de egoisticamente permanecer lá fora, o prisioneiro retorna à caverna para contar aos outros que acreditam que ele tenha ficado louco.
Sócrates, professor de Platão, é a figura do prisioneiro que volta, é estigmatizado como louco e morre por não querer retornar ao mundo da ilusão. A filosofia platónica do contraponto entre o conhecimento e a realidade; entre a matéria e a forma; a percepção pelo intelecto e pelo sentido perpassam em todo o filme.
Ao escolher a pílula vermelha, Neo segue o caminho menos percorrido, o caminho da audácia e da inconformacão. Irwin lembra o poema de Robert Frost : " ... escolhi o caminho menos percorrido e isso fez toda a diferença".

Nenhum comentário: